19/01/2018 às 18:36 Dicas para Noivas

Dicas de como Organizar seu Casamento!

1017
7min de leitura

Primeiro tenha um noivo, hehe brincadeirinha gente vamos em frente que essa parte já foi :)

O mais comum é vermos as noivas nervosas, ansiosas ou até mesmo estressadas com os preparativos do casamento. O importante na verdade é você curtir tudo, cada detalhe! Pode ter certeza que muitas vezes essa tarefa acaba sendo a mais difícil e para isso é preciso ter planejamento e organização. Então vamos lá…

Escolha da data

Esse é o primeiro passo, antes de qualquer coisa toda noiva deve escolher a data que será seu casamento. Normalmente o casal acaba optando por uma data que tenha um significado para ambos, como exemplo a data do primeiro beijo, ou do começo do namoro, mas tudo isso precisa levar em consideração alguns pontos como:

– Caso os noivos sejam de cidades diferentes e os convidados venham de cidades distantes vale a pena escolher uma data que seja feriado, assim não será tão cansativo para os convidados.

– Ao escolher o local você também terá que verificar a disponibilidade, pois caso não tenha você tera que mudar a data ou o local. (depende o que for mais importante para você, por isso é importante fazer tudo com antecedência)

– A data também determina a escolha de lugares abertos ou fechados, pois conforme o mês e estação as chuvas são mais comuns o que acaba dificultando a utilização de espaços ao ar livre por exemplo.

Em média quando falamos em planejamento de casamento o sugerido são 18 meses de antecedência, para você conseguir pesquisar tudo com uma maior tranquilidade e até negociar melhor com seus fornecedores. Em certos casos, conseguimos estruturar com até 12 meses um excelente planejamento.

Planejamento Financeiro

 Muitas vezes a referências de custos vem através de conhecidos e amigos ou até mesmo da sua base de quanto de fato você pode investir no seu casamento.

Quando pensamos em casamento a primeira coisa que normalmente vem a nossa cabeça é quanto podemos gastar. Neste momento vem a pergunta como você vai estipular um valor, sendo que você ainda nem pensou o que vai querer no seu casamento?

Quando você conversa com seus conhecidos que já casaram e pergunta quanto eles gastaram no casamento você vai ouvir que os gastos foram além do planejado, isso acaba acontecendo quando eles pensam somente nos fornecedores que tem o maior gasto (buffet, salão, decoração, banda/dj, vídeo, fotografo) esquecendo os menores que são os que surgem durante a construção do casamento. Portanto quanto mais detalhado for seu plano, mais fácil vai ser de estipular um valor para o seu casamento.

Lembre-se de fazer uma lista do que é essencial para você no casamento, e uma lista de coisas que caso não se enquadre no seu orçamento não fará falta.

Uma dica importante é você fazer uma “reserva” para eventuais imprevistos que podem surgir (pode ter certeza que surgirão) principalmente nas vésperas do casamento.

o Início de Tudo

Provavelmente você já deve estar pensando, mas onde vou casar? Que vestido vou usar? E o Fotógrafo? E a filmagem? Quem vai tocar? Muitas perguntas surgem e dúvidas, mas calma antes de tudo você precisa saber quantos convidados terá seu casamento, se será um mini- casamento com até 100 convidados ou um casamento pequeno com até 150 pessoas, pois isso influência para a escolha do lugar. Lembre-se a escolha é sempre sua, mas pense comigo, um lugar para 800 pessoas acaba sendo grande demais, caso o seu casamento tenha 150 convidados, já pensou que no vídeo pode parecer que seu casamento estava vazio. Outra questão é que locais grandes demandam mais decoração e com isso gastará mais, ou caso gaste menos a decoração pode ficar parecendo de mal gosto ou mal arrumada. É importante ficar atento a isso.

Mas também fique atento a situação contraria, você tem uma lista de 250 convidados e um lugar que comporta 300 pessoas, durante seu planejamento a lista chega a 320 convidados. Com isso além da decoradora ter que arrumar espaço para todas essas pessoas a festa pode vir a ficar muito apertada, mesas próximas e uma mini pista de dança.

É importante montar uma lista e deixar uma sobra de convidados caso queira convidar mais alguém no decorrer do planejamento.

Quando você iniciar os contatos com os fornecedores todos eles pedirão o número de convidados, por isso a lista é o início de tudo. Claro que na reta final você vai passar aos fornecedores a quantidade exata de convidados. Pois cada fornecer tem sua especificidade como por exemplo o buffet, que vai te passar um orçamento em cima da quantidade de pessoas que você falar. 

Próximo do casamento você vai repassar a quantidade de convidados, caso for maior saiba que o preço vai aumentar. 

Então você agora pode começar a fazer sua lista de convidados, uma forma de organizar melhor é fazer uma lista sua e outra do seu noivo.

o Estilo do Casal

A definição do estilo do casal é muito importante para o casamento sua cara/personalidade. Isso dará um norte para as outras escolhas como: vestido de noiva, roupa do noivo, decoração, modelo de convite, etc…

Qual a sua cara? Clássico, moderno, rústico, princesa, igreja ou fazenda?! Não existe certo ou errado, a única coisa é que você precisa saber qual a cara seu casamento terá. Tudo só depende do seu gosto.

Por isso aproveite este momento, essa é uma das partes mais gostosas, use e abuse de sua criatividade e faça tudo como você sempre sonhou!

Está fazendo sentido pra você porque o planejamento é fundamental?

Qual o Papel da Cerimonialista?

A presença de uma cerimonialista é uma das chaves principais para seu casamento, principalmente no dia que ele irá acontecer. O seu dia é o dia para esquecer de Tudo que foi planejado e curtir ele ao máximo. Por isso a cerimonialista é importante ela será o contato com seus fornecedores garantindo assim a presença de todos no dia, também receberá os serviços contratados, terá cuidados com noivos, pais e padrinhos durante a cerimonia e principalmente vai fiscalizar se tudo está ocorrendo conforme a vontade dos noivos durante todo o casamento.

Existem 3 pacotes mais conhecidos do trabalho da cerimonialista que são:

 1º A cerimonialista é contratada com bastante antecedência e te ajuda com a escolha dos fornecedores, acompanha passo a passo e basicamente é responsável por tudo.

2º A cerimonialista é contratada meses antes do casamento, E você vai repassar tudo que já foi planejado, cada detalhe. Ela também vai confirmar a presença dos convidados, além de estar presente no dia do casamento. (Este pacote é um dos melhores e tem o preço mais acessível).

3º  A cerimonialista é contratada somente para o dia do casamento, mas não é o mais recomendado, apesar de ser barato. Pois ele não saberá dos seus gostos e decisões, então em qualquer contratempo no casamento muitas vezes ela não vai conseguir resolver da melhor maneira na visão dos noivos. 

Entenda que as funções de um cerimonial vão muito além disso, eles são como um braço direito epoderá te ajudar nos momentos mais difíceis, nas horas de medo ou angustia. Seu trabalho só termina quando os noivos, familiares e convidados voltam para a casa. Por isso, não pense duas vezes, contratar essa profissional, é ter a certeza de que tudo sairá sair como planejado.

 Fornecedores

A partir daqui você pode começar a entrar em contato com fornecedores. 

É sempre bom pesquisar e ver com quem você mais se identifica, é interessante ter, pelo menos, três orçamentos de cada função, como fotógrafo, decoração, doces, vídeo, etc…

Mas nem sempre valor é o mesmo que preço. Entenda aquele velho ditado, as vezes o barato sai caro, pois muitas vezes você vai atrás de preço e não de valor. Se você encontrar alguém com ambos este será um dos seus melhores investimentos! 

Como nossa área é a fotografia, vamos agora listar algumas perguntas que você deve levar em consideração na hora de contratar seu fotografo:

Quantas horas você ficará disponível para o meu casamento?

 Defina quantas horas o profissional ficará à disposição e em que momento ele costuma ir embora. 

É você mesmo que vai fotografar?

É natural que o fotógrafo também conte com uma equipe para auxiliá-lo em eventos. Certifique-se se ele fotografará sozinho, e se será ele mesmo ou irá com mais alguém.

Você possui equipamentos reserva?

Certifique-se, também, que o fotógrafo possui opções casos imprevistos com os equipamentos aconteçam.

Quais os prazos de entrega do material?

Peça uma data limite de entrega dos materiais já no contrato. Isso vai variar também da forma que ele entregará, se será somente digitalizado ou em álbum. 

E ai te ajudamos?Espero que sim, preparamos também um ckeck-list clique e confira! Você vai poder se organizar e ir acompanhando por mês tudo que precisa organizar! Muito legal!!! Espero que te ajude! Caso não clicou ainda vai de novo o link abaixo:

Check List Casamento

Veja também as Tendências em 2018 para Casamentos. Abaixo no link:

Tendências casamento 2018

Conheça mais do nosso trabalho neste link : Rodrigo Parucker Photographer

Fique à vontade para conversar com a gente, comentar, tirar dúvidas e pedir um orçamento.

Referências

Fernanda Moreno 

Site da noiva

Lemon Pin

19 Jan 2018

Dicas de como Organizar seu Casamento!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

blogdecasamento casamento casamento2018 casamento2019 comoorganizarumcasamento dicasdecasamento fotografiadecasamento fotografodecasamento icasei rodrigoparuckerphotographer véudenoiva voucasar2018 voucasar2019 wedding wedding2018 weddingphotographer weddingphotography

Quem viu também curtiu

23 de Fev de 2018

As Vantagens em contratar um Cerimonialista!

12 de Abr de 2018

Por que fazer um ensaio pré - casamento/ pré - wedding?

13 de Fev de 2018

Tendências 2018 para Casamentos - PARTE 4

Fale com a gente aqui!
Logo do Whatsapp