Imagem capa - Como montar a lista de convidados do nosso casamento? por Rodrigo Parucker
Dicas para Noivas

Como montar a lista de convidados do nosso casamento?

A lista de convidados é o primeiro item a ser feito quando você decide casar. É a partir do número de pessoas que vai ser possível definir o local, buffet e demais itens do orçamento da festa.


Mas para começar certo, os noivos precisam sentar e conversar para definir a lista. O diálogo e consenso entre o casal são essenciais nesse momento.

Assim vocês poderão definir se vão convidar parentes distantes, colegas de trabalho, crianças, entre outros.


Importante: seus pais e seus sogros vão querer convidar amigos, que provavelmente serão pessoas que os noivos não têm muito contato. Eles têm esse direito, afinal de contas também vão querer celebrar o casamento de seus filhos com amigos. Por isso, mais uma vez o casal vai precisar conversar e definir a porcentagem de convidados que seus pais terão direito.


Feito isso, vocês estão prontos para iniciar a lista. Faça uma divisão por categorias (amigos de infância, amigos do trabalho, família, amigos da academia, etc.), assim se precisarem cortar algum nome fica mais fácil de localizá-lo.


Importante: nessa primeira lista, incluam todas as pessoas que vocês gostariam e, se, ao final dela perceberem que extrapolou o número de convidados, comecem a fazer os cortes.Dependendo do tamanho da festa que estejam planejando, vocês nem precisem cortar ninguém.


Como saber quantas pessoas vão faltar à festa?

O RSVP (confirmação de presença) vai ajudar nisso. Porém, vocês só terão acesso a esses dados depois do convite enviado. Portanto, na hora de preparar sua lista, tenham em mente o seguinte: quanto mais pessoas estiverem na lista, maiores serão os percentuais de ausência, e vice-versa. Por isso, se vocês planejam um mini wedding, procurem não extrapolar a lista, pois as chances de faltas são menores.


Para finalizar, deixamos aqui uma dica que acreditamos ser uma das mais importantes: não convidem por obrigação! O casamento é para celebrar com pessoas que vocês realmente gostam e querem compartilhar esse momento incrível de suas vidas.